Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de julho de 2007

Quando perder é melhor que ganhar



Desde criança somos ensinados a ganhar. Na escola aprendemos a ganhar a melhor nota, que campeão é sempre o primeiro lugar, aprendemos também que a felicidade é um troféu, ser o segundo lugar é o mesmo que ser o último; as conquistas são sempre saborosas, é bem verdade que a conquista pode elevar nossa auto - estima, mas às vezes, perder é muito mais vantajoso do que ganhar.
Se observarmos com mais calma, veremos que choramos em vão, nos lamentamos muito por coisas que já se foram e nunca foram na essência, sabemos lá dentro o que é nosso, sabemos no íntimo as batalhas travadas ao fio da espada conquistadas com suor e lágrimas, sou consciente de nosso esforço, mas o nosso esforço nada mais é que uma cultura alimentada de berço de que devemos ser ativos e sempre conquistar tudo aqui, somos ensinados desde tenra idade que felicidade é conquista, é ganho; então vem a vida e nos tira de um assalto o que mais precioso temos e conquistamos. O que fazer diante disso? Como suportar a dor de perder? Como perceber que mesmo perdendo estamos, na verdade, ganhando?
Tenho vários argumentos para justificar o quanto perder é melhor que ganhar, o primeiro deles é o próprio Jesus que na nossa ótica morreu, quando a Bíblia é enfática ao dizer que Ele veio mesmo para morrer. Mas, para nós a morte não é perder? Jesus sabia que ia ser esbofeteado, incompreendido, traído e morto pelo povo que Ele mais amou, mas quem quer perder hoje? Quem quer ser traído, quem quer passar humilhações? Quem quer sofrer? Se você não quer, também não pode ganhar.

Diante disso, Cristo nos dá uma grande lição aqui e para que tivéssemos vida hoje Ele preferiu o que supostamente para nós é perder, quando na essência, Jesus nunca perdeu, Ele sempre ganhou. Há um paradoxo tremendo aqui e em cada canto do Evangelho de Jesus, senão vejamos:
Para ser vitorioso no deserto diante dos maliciosos conselhos do inimigo (Mateus 4) Jesus teve que jejuar por quarenta dias, Ele ficou sem comer, preferiu a fome, enquanto nós, muitas vezes, nem agradecemos o alimento que Deus coloca em nossa mesa, por estarmos tão preocupados só em ganhar o dia, então Jesus preferiu perder para ganhar.
Jesus veio para que todos tenham vida, nasceu não por vontade de ninguém a não ser dEle mesmo que é Deus, (João 1.3) por isso procurou mudar o rumo da história de muitos, fez questão de comer com pecadores, defendeu uma prostituta em praça pública, libertou pessoas de casta de demônios, preferiu ser incompreendido por tudo isto, preferiu perder, por essa ótica tão nossa, mas ganhou e libertou a todos esses, quando nós, muitas vezes, rejeitamos, julgamos as pessoas e nos orgulhamos achando que somos melhores que os outros, mas Jesus não, Ele abraça, acredita e sempre nos dá mais um motivo todo dia para caminharmos com Ele, ainda que estejamos perdendo, lá no fundo do poço, ainda que ninguém acredite mais em você, mesmo assim Ele diz: Eu o amo, Eu o quero, você é meu.
Na nossa ótica, Jesus perdeu quando os soldados os foram prender, isso é tão explícito que o próprio Pedro, que era seu apóstolo, também tinha a nossa estreita e carnal visão, por isso sacou a espada e decepou a orelha do soldado Malco (João 18.10,11) sem perceber que sendo preso, Jesus apenas seguiria com alegria o seu caminho, morrer na cruz para nos salvar era o seu objetivo, Ele podia ali chamar doze legiões de anjos para defendê-lo, porém Ele aceita a prisão, aceita ser chicoteado, aceita ser cuspido, esbofeteado, aceita todo tipo de humilhação para, ao terceiro dia, ganhar e trazer a todos nós uma vitória com sua ressurreição. Na nossa ótica prisão é derrota, as chicotadas da vida são derrotas, o namoro ou casamento que acabou foi uma derrota, para nós, a morte de um amigo ou parente foi o fim, as finanças que afundaram foi uma derrota, infelizmente para nós as traições, as mágoas e tudo que nos entristece nos traz à mente uma só frase: eu perdi, mas apenas saiba o que está por vir, o que Deus reserva para sua vida no amanhã, revela que Jesus jamais lhe dará uma pedra se você pedir a Ele pão. (Mateus 7.9 - 11)

Nessa direção, folheando a história de Jesus vemos que sua vida foi uma antítese do perder, diante de tantos seguidores, só escolheu doze, não buscou nada que o envaidecesse, Ele disse que o melhor do que tudo isso que nos traz alegrias era fazer a vontade de seu Pai. (João 15.10,14) A Bíblia diz que Jesus não tinha nenhum parecer nem formosura (Isaias 53.2b) quando pensamos que só ganhamos quando temos muito, que as rugas e os cabelos brancos nos faz perder a beleza, que a velhice é sinônimo do perder, quantas pessoas vivem com medo de perder a beleza e gastam tanto tempo para recuperá-la, quando deveriam gastar mais tempo em buscar conhecer, conversar, louvar e adorar ao Pai Celestial que o deu a vida; quantos estão suando a camisa para ficar em forma, estão enriquecendo as indústrias de cosméticos para continuarem ganhando os aplausos de lindo e linda, quando dentro de si não há amor, compaixão, perdão, misericórdia pelas pessoas, quando dentro de si, mesmo com tanta beleza recuperada, vivem amargas por dentro tentando ganhar, ganhar, ganhar e dançam, cantam, mas no fundo, no fundo, são tristes, lá no íntimo existe um vazio, conseguem ganhar muitas coisas, mas não conseguem enxergar que esses ganhos passageiros e materiais não refletem uma plena felicidade apenas um sopro passageiro de alegria o qual lá na frente a vida vem com suas desculpas e rouba tudo de novo com a morte.

Perder é melhor que ganhar quando optamos andar no caminho que Cristo andou e ensinou, porque os seus caminhos, sua sabedoria é loucura para os sábios dessa sociedade, a Palavra da Cruz é loucura, viver a Palavra de Jesus nos leva a perder muitas coisas agora, mas a ganhar aqui a esperança de subirmos com Ele e com Ele vivermos para sempre. Perder aqui é melhor, ganhar nesta vida não é lucro, se fosse Jesus diria: No mundo tereis felicidade, no mundo tereis alegria, antes Ele disse: “No mundo tereis aflição” (João 16.33) Ele mesmo disse: "meio reino não é desse mundo", porque só nEle, no reino dEle o céu há alegria e paz, mesmo com tanta aflição aqui, mesmo em tempos difíceis, mesmo com a exploração do homem pelo homem, mesmo em tempos que não dá mais para acreditar em ninguém, mesmo assim é na aflição em Cristo que ganhamos, é perdendo nesse mundo que vamos triunfar com Ele, é perdendo aqui e ali que mais na frente Ele te faz um vencedor, não estou incentivando você a ser um perdedor, ao contrário, você já venceu e talvez nem sabe disso, vencer é uma antítese, um paradoxo profundo nesses dias atuais, porque quando a sociedade o faz pensar que você ganhou, na verdade você perdeu, por isso é aceitando essa ótica de que é melhor perder e estar com Jesus do que ganhar com o mundo e sorrir, porém viver sem esperança.

Comecemos já a perder para ganhar, varrendo para longe de nós o orgulho, percamos o medo de amar sem medidas, entendamos que os desertos da vida não representam percas e sim ganhos, percamos nossa hipocrisia, fazendo da nossa maneira de agir uma real estrada de caráter íntegro, até porque, podemos fingir para todos, menos para Deus, Ele nos conhece por dentro; percamos nossa atitude competitiva, não estamos aqui para competir, mas para amar, abraçar, apoiar, unir; deixemos de lado os nossos pseudo – sonhos e abracemos com fidelidade os sonhos de Deus para nós; percamos o medo e os traumas, Deus está com você, nunca nos abandonou, Ele não é o homem para que minta; acaso Ele não venha na hora que você esperou, aquietai-vos! Jesus nem se adianta nem se atrasa, só chega na hora certa, sendo assim, perca essa ansiedade, confie em Deus, mas para confiar é preciso perder, caso contrário, não ganhará, para confiar nEle é necessário se jogar totalmente em seus braços e se fizermos isso, saberemos que com Ele não há necessidade de pedir ajuda a outros, Ele tem todo poder, mas é preciso esperar e muitas vezes perder, para depois, no tempo determinado, ganhar; não se esqueça: após quatro dias de tanto choro e perturbação Jesus ressuscitou Lázaro já em estado de putrefação, portanto, confie, perca, entregue-se, Ele é fiel e o ama.

Não interessa se a porta se fechou, se o que você queria não aconteceu, se o que você tinha se perdeu, se o amor de alguém por você acabou, deixe tudo se perder, o amanhã pertence a Deus que coloca todo dia o ar nas suas narinas, a brisa que suaviza sua pele, ele faz a água brotar da rocha para matar a sua sede, Jesus manda a chuva para regar a terra, Ele manda o sol, alimenta os pardais, conhece cada estrela do céu pelo seu nome, Ele acalma a tempestade, o mar escuta a sua voz, a terra treme com o seu poder, Jesus, esse Deus forte, é tremendo. Então, homens de pouca fé, não tenham medo de perder, Jesus é o dono do ouro e da prata, nada vai faltar, Ele poderá restituir tudo como fez com Jó e ainda que Ele te restitua com a morte, agradeça, espere nEle, Ele sabe o que faz e nós não sabemos o que dizemos, pois acaso a morte venha, é bem melhor morar com Ele do que nesse mundo vil e degradante, por que aqui sim você pode perder e nunca mais ganhar, mas com Deus, ao lado dEle, não há perca só ganhos, vida eterna.
Por isso vale a pena servir a Ele com fidelidade, mas por que não vemos por essa ótica? Simplesmente pelo fato de estarmos muito apegados ao aspecto material, por isso choramos, lamentamos e murmuramos nossas percas.

Sendo assim, deixe agora, em nome de Jesus, de se lamentar por tudo que você poderia ganhar e não ganhou, saiba: O que Jesus faz hoje, compreenderás depois (João 13.7) comece já a erguer a cabeça e lembrar que maior é o que está com você, maravilhoso é o nosso Deus que só faz coisas boas e que nos ama e nos chama de "menina de seus olhos", lembre-se sempre de que as quedas são necessárias para o nosso amadurecimento, tanto quanto as traições, prisões, humilhações, afinal por Ele vale qualquer coisa, vale até perder com a vida para ganharmos com a morte, façamos do perder antítese do ganhar, aprendamos a carregar a cruz (Mateus 16.24) para ganhar uma coroa aqui e lá na glória, porque Jesus nos honrará quando o honrarmos com a nossa fidelidade e obediência. Então, fique de pé agora, levante-se dessa solidão, ultrapasse o que te fez cair, não é fácil, é verdade, mas em Cristo tudo podemos, pois é Ele que nos fortalece, então o glorifique, não se entregue com as dificuldades da vida, honre a Jesus louvando somente a Ele na fraqueza de seus passos, mas vitorioso por ser Ele um Deus que nunca te deixará perder, mas transformará a sua derrota em vitória.

Até à próxima!
André Silva

19 comentários:

Anônimo disse...

Muuuuuuito bom! Um texto interessante onde podemos enxergar nossa sede de "vitórias" sob uma outra ótica, agora com a cara de um capitalismo selvagem, doentio, que não nos deixa perceber tantos ganhos poderíamos ter, se não fosse o nosso medo desmedido de "perder" (o primeiro lugar, a boa nota, a felicidade...). Bastante interessante! Parabéns! Bjinhosssss!
Jessica.

Anônimo disse...

Gostei muitãoooooooooo do texto....
realmente o ser humano sempre quer ganhar, numca se limita a perder....
principalmente quando muitas coisas está em risco, a vitória o sucesso....
muitos outros motivos do qual,a ganha fama....
mas o que me chamou mas a atenção, foi a parte que diz:Deus que só faz coisas boas e que nos ama e nos chama de "menina de seus olhos"
Gostei bastande desse texto, se eu tivesse tempo e espaço para comentar de cada pedaçinho tenho certeza que nem as horas e nem o espaço seriam suficientes para, expressar qual lição de vida tirei desse texto, meu coração se acalma só em lêr e saber que Deus não me deixa só, que por ser do jeito que sou, ainda sou Menina dos seu olhos...
que maravilha saber disso....
que apesar das fraquezas sou mas que vencedor......
E que transformará a minha derrota em vitória.
Rafaela

Anônimo disse...

André fantástico esse texto! Realmente o "querer ganhar" está dentro de cada um de nós, tendo cobrança de vencedores na sociedade em que estamos inseridos. Quando perdemos somos entristecidos, decpcionados e até rotulados como incapazes.
Gostei muito quando vc diz "comecemos já a perder para ganhar, varrendo para longe de nós o orgulho,percamos o medo de amar sem medidas, entendamos que os desertos da vida nao representam perdas e sim ganhos..."
Afinal mesmo num mundo de competiçôes entendo que muitas percas nos fazem crescer, nos trazem experiências tornando-nos aptos a novos desafios!
Débora

Unknown disse...

Caríssimas, Jéssika, Rafaela e Débora

Precisamos sair desse estado de alienação, observar melhor na pessoa de Cristo o quanto Ele preferiu recuar para ganhar.
Que possamos perder mais... Para ganhar com Cristo, nosso Mestre.

Agradeço a participação de vocês.
Um abração,
Fiquem na paz do Senhor.
André silva

Anônimo disse...

Olá, a Paz do Senhor.

Estou passando rapidamente por aqui e dizer que o texto é brilhante, retrata muito de cada ser humano. A única coisa que irei expressar agora é que nos momentos difícies podemos ver Deus frente a frente - nestes instantes o fracasso, a derrota que dantes nos afligia tornam-se nada. Deus é lindo. Nos ensina a cada passo uma nova história. Um gde abraço em Cristo.
Marcia.

Anônimo disse...

Professor,interessantissimo o título proposto por ti,em que mostra a pura realidade dos indivíduos inseridos nesta sociedade hipocrita que julga tudo e todos ,alem de discriminar aqueles que dela discordam . Desse , modo as pessoas criam e permanecem com fome de ganhar, sem perceber que a verdadeira vitória estar em Deus e só Nele encontrarão a fonte da felicidade .

Anônimo disse...

Tio André,seu texto é maravilhoso e chegou em ótima hora, pois realmente estava presisando ouvir estas palavras e concordo plenamente pois ñ foi escrita nenhuma mentira e sim o q diz a palavra do senhor.Na verdade somos teimosos e tentamos buscar a felicidade aqui mesmo, sabendo que ñ iremos encontra-la pois ela ñ se encontra aqui. assim, minha verdadeira felicidade é ter jesus cristo em minha vida. Ele me dá forças para seguir minha vida adiante e esperar o dia de sua vinda para sermos felizes para sempre.
Um abraço Gisele mendes,Marília joseane.

Anônimo disse...

andré o texto retrata a importancia de servi a um Deus, onde enfatiza que perder aqui é ganhar mas na frente. Tendo partes que dão um enorme encentivo a você vir a aceitar o envangelho.
Abraços de Cinthia Nery e Manuelle Melo.

Anônimo disse...

André,a Paz do senhor.
Diante do que lemos,devemos ter paciencia,e esperarmos com FÉ no senhor.Na vida as vezes temos que perder para mais na frente alcansarmos uma vitoria maior.Se em algum momento da nossa vida cairmos,nunca devemos continuar no chão,por que temos um DEUS forte e maravilhoso que vai nos dar a mão para levantarmos e continuar seguindo a nossa jornada.
Pois o que para nós parece dificil,para DEUS nada é dificil é so esperar com paciencia e ter bastante fé no Senhor.
Devemos sempre lembrar que podemos contar com um amigo que nunca vai nos abandona,JESUS.
Jéssica Cristina,késia Barbosa.

Anônimo disse...

André Silva
Vemos que hoje buscamos constantemente ganhar e nunca perder,somos influênciados por nossos pais,familiares,mídia,amigos,conjuguês, a ganhar e ganhar sempre; estamos de acordo com o texto somos sujeitos a nossos pernsamentos que nos instiga à busca pelo sucesso.Devemos ter a consciência de que perder não é o fim, é ser submisso a vontade de Deus,Ele nunca nos deixara desamparados ,mesmo se troperçarmos,Ele nos carregará nos seus braços.Com as percas e erros amadureceremos, e seremos capazes de aceitar o que porventura venha-nos acontecer.
Uma abraço
Gilmara,Marta Borba e Tamires Bandeira.

Anônimo disse...

André,por não existir pessoas consciente dos seus atos,nunca pensamos em perder,ou seja a teoria do texto deixa bem claro o que se quer,Deus nos quer vencendor mais nisso prefere que percamos nosso orgulho e todo bem material,ja nesse mundo de sofredores é pedir muito pois as vezes é tudo que nós temos. O texto é uma verdade incansavel,ele nos tras a realidade da vida de um ser que morreu por todos nós. temos que um dia ter essa coragem de abandonar esse mundo que não trás felicidade por completa. O SENHOR É TEU PASTOR E NADA TE FALTARÁ.

Janaina Santana
Maria Soledade

Anônimo disse...

Professor André

Diante de tudo que foi exposto, é bem verdade que vivemos uma busca desenfreada pelo melhor lugar no podio de tudo que fazemos em nossas vidas,esquecendo que vivemos num mundo efêmero e passageiro,sem dar ouvidos ao que a biblía diz.É essencial servirmos a Deus.Até a proxima!Eliane e Iara.

Anônimo disse...

Andre;
Concordo,pois na maioria das vezes somos pessoas egoístas em só que queremos a recompensa naquilo que se vive e se quer aqui na terra quando na verdade o que deveriamos e sermos reflexíveis quanto as nossa atitudes na terra para sermos recompensados com o reino do céus.
ass:as alunas Aline e Ivani

Anônimo disse...

ola,André.
André o texto retrata que Deus é o melhor caminho para se seguir e ele nos ensina que gamhar nem sempre é o melhor para nossas vidas.As vezes nem agradesemos o dom da vida que deus nos deu e tambem pelo que deus fez por nos ele sacrificou a sua vida por nos.
Então devemos esperar com paciensia no senhor.
Deus é quem nos da coragem para enfrentar muitas dificuldades e fraquesas.
Tenha FÉ em Deus.
Valdenise,Diana.

Anônimo disse...

André, o texto foi bem enfático e esclarescedor, quanto ao perder sendo melhor que o ganhar a luz da biblía.Porém de forma muito extensa fazendo com que os argumentos se tornassem muito parecidos.No demais concordamos com o conteúdo abordado. Pois na vida as vezes é preciso perder para ganhar e mesmo perdendo em algumas ocasiões não percebemos que estamos ganhando.E se perdendo nos sentimos humilhados lembremos que a bíblia diz que os humilhados serão exaltados.Beijos Jucélia e Jucelha

Anônimo disse...

ANDRÉ,É BEM VERDADE QUE FICAMOS CABIS BAIXO QUANDO O PROBLEMA VEM ASOLAR A NOSSA VIDA.MAS TEMOS NA PALAVRA UM CONFORTO PARA NOSSAS INDAGAÇÕES QUE SÃO TANTAS.QUANDO LÁ NO LIVRO DE ROMANOS TEMOS A SEGUINTE EXPRESSÃO(NÃO SOMENTE ISTO MAS TAMBÉM NOS GLORIAMOS NAS PROPRIAS TRIBULAÇÕES SABENDO QUE A TRIBULAÇÃO PRODUZ A EXPERIÊNCIA,PERSEVERANÇA E ESPERANÇA.) NÓS NOS ENDENTIFICAMOS BASTANTE COM O TEXTO.EU(JÉSSIKA)e (MARTHA KARINE)RECEBEMOS UMA PALAVRA PODEROSA PARA NOSSAS VIDAS"jesus acredita e sempre nos dá mais um motivo todo dia para caminharmos com Ele, ainda que estejamos perdendo, lá no fundo do poço, ainda que ninguém acredite mais em você, mesmo assim Ele diz: Eu o amo, Eu o quero, você é meu"
MAS É MARAVILHOSO SABER QUE EXISTE UM DEUS QUE CUIDA E ZELAR POR VOCÊ TODOS OS DIAS.DESTA PALAVRA EU(SILVANIA)PRECISAVA OUVIR NESTA TARDE."eu perdi, mas apenas saiba o que está por vir, o que Deus reserva para sua vida no amanhã, revela que Jesus jamais lhe dará uma pedra se você pedir a Ele pão"
É MUITO BOM SABER QUE O MELHOR DE DEUS AINDA ESTA POR VIR NAS NOSSAS VIDAS BASTA TÃO SOMENTE ESPERARMOS E CONFIARMOS QUE ESTE DEUS QUE MANDOU SEU UNICO FILHO PARA MORRER EM MORTE DE CRUZ POR AMOR À NÓS NÃO!E NUNCA!E JAMAIS NOS DESAMPARARÁ.
EMBORA SÃO MUITOS OS MOTIVOS QUEM VEM PARA ROUBAR NOSSA FÉ E CONFIANÇA EM DEUS."Não interessa se a porta se fechou, se o que você queria não aconteceu, se o que você tinha se perdeu, se o amor de alguém por você acabou, deixe tudo se perder, o amanhã pertence a Deus"
LÁ NO LIVRO DE ISAIAS DIZ ASSIM:NEM COM OLHOS SE VIU NEM OUVIDOS OUVIU UM DEUS TÃO TREMENDO QUE VELÁ POR TODOS AQUELES QUE NELE ESPERAM.
ESTAMOS CERTAS DE QUE DEUS TRASFORMARA NOSSA DERROTA EM VITORIA.

parabéns pelo texto!de fato vc está sempre expirado em Deus.


até a proxima Jéssika Celli
Martha Karine
Silvania josefa

Anônimo disse...

esse texto e muito bom pois nos leva a refletir um pouco sobre o que pensamos a respeito da vida.perder é simplesmente achar espaço para continuar a longa caminhada.
parabens.
daniella barbosa,cremilda alexandre

Anônimo disse...

Quando perder é melhor que
ganhar

Em sala de aula perguntaremos:para voçês o que é perder e o que é ganhar? depois que eles responderem distribuirei esse texto para discutirmos suas respostas e através delas deixar claro que perder as vezes é melhor que ganhar.
BRUNA E JAMILLA
3°NORMAL MÉDIO

Anônimo disse...

Suas palavras devem mudar a vida de muitas pessoas, isso é um dom.
Deus abençoe vc!!!
Texto M A R A V I L H O S O...