Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Qual será o nosso lar?




"Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa?" (Tiago 3 : 11)
O ex-médium morto ensina: "A verdade que fere é pior que a mentira que consola" (Chico Xavier). Precisaríamos de alguma relfexão sobre essa célebre frase, conhecida e vivenciada por todos os espíritas, adeptos da "doutrina consoladora"?
O livro Nosso Lar é foi psicografado de um espírito que se apresenta com o nome de André Luiz. Com certeza deverá ter grande público em sua bilheteria. O espiritismo, doutrina que ensina, entre outros fundamentos, que o homem caminha no sentido evolutivo em sucessivas reencarnações até atingir a perfeição, terá grande difusão e aceitação. Mas vejamos alguns aspectos anticristãos tornados públicos por essa obra:
1º. A obra é concebida, mediunicamente, por Chico Xavier que recebe desse espírito toda a revelação de uma vida “além-túmulo”.
Segundo o próprio Evangelho de Kardec, Jesus cumpriu a Lei, e a Lei é muito clara com relação à comunicação com mortos (espíritos): “Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua
filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR teu Deus os lança fora de diante de ti”. (Deuteronômio cap 18). Poderia Deus conceber alguma bênção sobre algo que Ele considera abominável, imundo, segundo sua própria Lei? Há ensino de pecado que venha de Deus?

2º. André Luiz se apresenta como um espírito que ao morrer passou pelo “umbral” e chega a um plano espiritual supostamente superior, o Nosso Lar. Segundo a obra, ele tenta galgar novamente a condição de médico.
Na parábola em que Jesus trata do rico e de Lázaro o mendigo: “E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá” (Lucas 16:26). Vê-se que é impossível a quem estiver num plano espiritual, seja o hades ou o “seio de Abraão” ou Paraíso (posteriormente), qualquer transposição.
Para os anticristãos, Jesus está mentindo, pois é impossível duas verdades sobre os destinos de nossas vidas. Para os cristãos Jesus é a Verdade, para os espíritas, o ex-médium morto disse a verdade. Há, portanto, outra contradição.


3º. O “Nosso Lar” é apresentado como uma continuação do mundo, há local de retificação (conserto), onde almas desencarnadas podem ser restauradas. Segundo André Luiz, haverá sempre a possibilidade de alguém ser restaurado no mundo espiritual, ainda que viva em total impiedade. Evidentemente, uma doutrina que apresente um "escape" do juízo de Deus é uma doutrina consoladora, confortável, aos moldes de Chico Xavier - "a mentira que consola é melhor".
Segundo a Palavra que Jesus nos mandou examinar: “Repreendeste as nações, destruíste os ímpios;apagaste o seu nome para sempre e eternamente." (Salmos 9 : 5). Quem falaria contra o homem palavras tão duras? Com certeza, Deus, pois quer que todos se salvem (I Timóteo 2:4). O anticristo, com certeza, apontará uma “palavra consoladora”, pois os injustos dirão: “na próxima vida me arrependerei”, afinal haverá um local de expiação (tal e qual o purgatório romano).

4º. Segundo o livro, André Luiz galgou a elevação espiritual, ele fora taxado de suicida por seus hábitos em vida. Entretanto no livro “Espírito da Verdade”, de Chico Xavier, encontraremos esse espírito, já considerado “evoluído”, dando os seguintes conselhos:
- Senão vejamos: Se você destinar a quantia correspondente a um refrigerante ou um aperitivo em cinco doses, segundo os seus hábitos, aos serviços de qualquer hospital, no fim de um mês haverá mais decisiva medicação para certo doente”;
- “Se você suprimir um maço de cigarros em cada cinco de seu uso particular, dedicando o fruto dessa renúncia a uma casa erguida para os irmãos distanciados do conforto doméstico, em breve tempo o agasalho devido a eles será mais rico”.
Como pode alguém que tenha alcançado alguma revelação no mundo espiritual, no “Nosso Lar”, aconselhar as pessoas a abandonarem apenas 20% de seus vícios? Por que esse espírito aconselharia a permanecer com 80% daquilo que se sabe gera inúmeras doenças que levam à morte? Com certeza, uma revelação que contraria qualquer lógica humana, não pode vir de um espírito “superior”. Mesmo um incrédulo sabe que o conselho desse espírito é errado, mentiroso.
Na verdade, sabemos que a "porcilgosa" revelação não conhecia as consequências dos vícios do fumo e do álcool por ocasião em que foram escritos. Para se ter uma idéia, somente em 1995, a Revista Science publicou as consequências da nicotina no sistema nervoso central. Por que será que lá na "pátria espiritual" ninguém disse nada ao André Luiz e deixaram ele dizer uma asneira desse porte? Afinal, o Espiritismo não é ciência? Que ciência é essa em que espíritos que se digam superiores não se antecipam, pelo menos para prevenir o homem de males tão terríveis como o fumo?
Poderemos assistir a um filme fundamentado na obra de um mentiroso? Um filme cujo mentor se move com ódio contra tudo que seja criado por Deus? Haverá uma verdade escondida sobre a mentira?
Versículos da Bíblia têm sido a grande muralha para o espiritismo, daí a rejeição que começa pelo próprio Evangelho de Kardec: “São chegados os tempos em que os ensinamentos do Cristo têm de ser completados; em que o véu intencionalmente lançado sobre algumas partes desse ensino tem de ser levantado” (Evangelho Segundo o Espiritismo cap 1).
Os kardecistas dizem que Jesus lançou “um véu” sobre “algumas partes”. O Evangelho que Jesus mandou pregar diz: "E rasgou-se ao meio o véu do templo." (Lucas 23 : 45) – isso literalmente aconteceu, pois do contrário haveria engano no Evangelho. Seria possível que Deus se enganasse? Sendo impossível duas verdades, no que se diz de Deus, cada um faça a sua escolha, sabendo que somente uma será para condenação ou salvação. A outra será mentira.
Como princípio da dialética, emito alguns pareceres conforme a Escritura:
1º. André Luiz é um espírito imundo, do qual Jesus fez algumas referências: “...não se firmou naverdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira." (João 8 : 44).
2º. A obra “Nosso Lar” é firmada na mentira, portanto de procedência maligna, leiam: "Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna." (Mateus 5 : 37).
3º. O livre-arbítrio somente se opera quando conhecemos aquilo pelo que optamos, aquilo que rejeitamos e as consequências dessas escolhas, do contrário, não há livre-arbítrio, há apenas veleidade.
Há entre nós mortos que se firmam em verdades próprias e dos outros, parecem vivos, mas estão mortos, sepultados na mentira que consola, esperando o seu "Nosso Lar".

Se observarmos as palavras de Jesus, veremos que o que ele falou sobre o nosso lar é totalmente diferente vejamos:
1º Nosso lar - Reino de Deus, não é desse mundo
2º Nosso lar - Reino de Deus, se emprega força pra entrar nele (Lucas 16.16) "Força no sentido de obediência, santificação"
3º Nosso lar - Reino de Deus, só se entra nele através da pessoa e dos ensinos de Jesus Cristo e não através de visões de supostos espíritos. (Mateus 19.29; João 1..7-11; Atos 16.31)
4º Nosso Lar - Reino de Deus, foi prometido por Cristo antes de sua morte na cruz - (João 14.1-3)
5º Nosso Lar - Reino de Deus, já está pronto, mas ainda não foi inaugurado, a inauguração se dará com arrebatamento da igreja. (1 Tessalonicenses 4.13-17)


6º No Nosso lar - Reino de Deus, estarão de fora: Leia na sua Bíblia. (Apocalipse 22.15)

Agora abra sua Bíblia e veja se os espíritos podem nos ensinar sobre o nosso lar no céu;

Salmo 146 versículo 4 Sai-lhe o espírito, e ele volta para a terra, naquele mesmo dia perecem os seus pensamentos.
Eclesiastes 9 versículos 5 "Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento".10 "Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma".

- Não vos voltareis para os que consultam os mortos nem para os feiticeiros; não os busqueis para não ficardes contaminados por eles. Eu sou o Senhor vosso Deus. Levítico 19:31
- O homem ou mulher que consultar os mortos ou for feiticeiro, certamente será morto. Serão apedrejados, e o seu sangue será sobre eles. Levítico 20:27
- Ora, aconteceu que quando íamos ao lugar de oração, nos veio ao encontro uma jovem que tinha um espírito adivinhador, e que, adivinhando, dava grande lucro a seus senhores. Ela, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: São servos do Deus Altíssimo estes homens que vos anunciam um caminho de salvação. E fazia isto por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou- se e disse ao espírito: Eu te ordeno em nome de Jesus Cristo que saias dela. E na mesma hora saiu. Atos dos Apóstolos 16:16-18

Obs. Parte do texto foi produzido pelo irmão Adilson Gomes.

Nenhum comentário: