Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Qual será o nosso lar?




"Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa?" (Tiago 3 : 11)
O ex-médium morto ensina: "A verdade que fere é pior que a mentira que consola" (Chico Xavier). Precisaríamos de alguma relfexão sobre essa célebre frase, conhecida e vivenciada por todos os espíritas, adeptos da "doutrina consoladora"?
O livro Nosso Lar é foi psicografado de um espírito que se apresenta com o nome de André Luiz. Com certeza deverá ter grande público em sua bilheteria. O espiritismo, doutrina que ensina, entre outros fundamentos, que o homem caminha no sentido evolutivo em sucessivas reencarnações até atingir a perfeição, terá grande difusão e aceitação. Mas vejamos alguns aspectos anticristãos tornados públicos por essa obra:
1º. A obra é concebida, mediunicamente, por Chico Xavier que recebe desse espírito toda a revelação de uma vida “além-túmulo”.
Segundo o próprio Evangelho de Kardec, Jesus cumpriu a Lei, e a Lei é muito clara com relação à comunicação com mortos (espíritos): “Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua
filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR teu Deus os lança fora de diante de ti”. (Deuteronômio cap 18). Poderia Deus conceber alguma bênção sobre algo que Ele considera abominável, imundo, segundo sua própria Lei? Há ensino de pecado que venha de Deus?

2º. André Luiz se apresenta como um espírito que ao morrer passou pelo “umbral” e chega a um plano espiritual supostamente superior, o Nosso Lar. Segundo a obra, ele tenta galgar novamente a condição de médico.
Na parábola em que Jesus trata do rico e de Lázaro o mendigo: “E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá” (Lucas 16:26). Vê-se que é impossível a quem estiver num plano espiritual, seja o hades ou o “seio de Abraão” ou Paraíso (posteriormente), qualquer transposição.
Para os anticristãos, Jesus está mentindo, pois é impossível duas verdades sobre os destinos de nossas vidas. Para os cristãos Jesus é a Verdade, para os espíritas, o ex-médium morto disse a verdade. Há, portanto, outra contradição.


3º. O “Nosso Lar” é apresentado como uma continuação do mundo, há local de retificação (conserto), onde almas desencarnadas podem ser restauradas. Segundo André Luiz, haverá sempre a possibilidade de alguém ser restaurado no mundo espiritual, ainda que viva em total impiedade. Evidentemente, uma doutrina que apresente um "escape" do juízo de Deus é uma doutrina consoladora, confortável, aos moldes de Chico Xavier - "a mentira que consola é melhor".
Segundo a Palavra que Jesus nos mandou examinar: “Repreendeste as nações, destruíste os ímpios;apagaste o seu nome para sempre e eternamente." (Salmos 9 : 5). Quem falaria contra o homem palavras tão duras? Com certeza, Deus, pois quer que todos se salvem (I Timóteo 2:4). O anticristo, com certeza, apontará uma “palavra consoladora”, pois os injustos dirão: “na próxima vida me arrependerei”, afinal haverá um local de expiação (tal e qual o purgatório romano).

4º. Segundo o livro, André Luiz galgou a elevação espiritual, ele fora taxado de suicida por seus hábitos em vida. Entretanto no livro “Espírito da Verdade”, de Chico Xavier, encontraremos esse espírito, já considerado “evoluído”, dando os seguintes conselhos:
- Senão vejamos: Se você destinar a quantia correspondente a um refrigerante ou um aperitivo em cinco doses, segundo os seus hábitos, aos serviços de qualquer hospital, no fim de um mês haverá mais decisiva medicação para certo doente”;
- “Se você suprimir um maço de cigarros em cada cinco de seu uso particular, dedicando o fruto dessa renúncia a uma casa erguida para os irmãos distanciados do conforto doméstico, em breve tempo o agasalho devido a eles será mais rico”.
Como pode alguém que tenha alcançado alguma revelação no mundo espiritual, no “Nosso Lar”, aconselhar as pessoas a abandonarem apenas 20% de seus vícios? Por que esse espírito aconselharia a permanecer com 80% daquilo que se sabe gera inúmeras doenças que levam à morte? Com certeza, uma revelação que contraria qualquer lógica humana, não pode vir de um espírito “superior”. Mesmo um incrédulo sabe que o conselho desse espírito é errado, mentiroso.
Na verdade, sabemos que a "porcilgosa" revelação não conhecia as consequências dos vícios do fumo e do álcool por ocasião em que foram escritos. Para se ter uma idéia, somente em 1995, a Revista Science publicou as consequências da nicotina no sistema nervoso central. Por que será que lá na "pátria espiritual" ninguém disse nada ao André Luiz e deixaram ele dizer uma asneira desse porte? Afinal, o Espiritismo não é ciência? Que ciência é essa em que espíritos que se digam superiores não se antecipam, pelo menos para prevenir o homem de males tão terríveis como o fumo?
Poderemos assistir a um filme fundamentado na obra de um mentiroso? Um filme cujo mentor se move com ódio contra tudo que seja criado por Deus? Haverá uma verdade escondida sobre a mentira?
Versículos da Bíblia têm sido a grande muralha para o espiritismo, daí a rejeição que começa pelo próprio Evangelho de Kardec: “São chegados os tempos em que os ensinamentos do Cristo têm de ser completados; em que o véu intencionalmente lançado sobre algumas partes desse ensino tem de ser levantado” (Evangelho Segundo o Espiritismo cap 1).
Os kardecistas dizem que Jesus lançou “um véu” sobre “algumas partes”. O Evangelho que Jesus mandou pregar diz: "E rasgou-se ao meio o véu do templo." (Lucas 23 : 45) – isso literalmente aconteceu, pois do contrário haveria engano no Evangelho. Seria possível que Deus se enganasse? Sendo impossível duas verdades, no que se diz de Deus, cada um faça a sua escolha, sabendo que somente uma será para condenação ou salvação. A outra será mentira.
Como princípio da dialética, emito alguns pareceres conforme a Escritura:
1º. André Luiz é um espírito imundo, do qual Jesus fez algumas referências: “...não se firmou naverdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira." (João 8 : 44).
2º. A obra “Nosso Lar” é firmada na mentira, portanto de procedência maligna, leiam: "Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna." (Mateus 5 : 37).
3º. O livre-arbítrio somente se opera quando conhecemos aquilo pelo que optamos, aquilo que rejeitamos e as consequências dessas escolhas, do contrário, não há livre-arbítrio, há apenas veleidade.
Há entre nós mortos que se firmam em verdades próprias e dos outros, parecem vivos, mas estão mortos, sepultados na mentira que consola, esperando o seu "Nosso Lar".

Se observarmos as palavras de Jesus, veremos que o que ele falou sobre o nosso lar é totalmente diferente vejamos:
1º Nosso lar - Reino de Deus, não é desse mundo
2º Nosso lar - Reino de Deus, se emprega força pra entrar nele (Lucas 16.16) "Força no sentido de obediência, santificação"
3º Nosso lar - Reino de Deus, só se entra nele através da pessoa e dos ensinos de Jesus Cristo e não através de visões de supostos espíritos. (Mateus 19.29; João 1..7-11; Atos 16.31)
4º Nosso Lar - Reino de Deus, foi prometido por Cristo antes de sua morte na cruz - (João 14.1-3)
5º Nosso Lar - Reino de Deus, já está pronto, mas ainda não foi inaugurado, a inauguração se dará com arrebatamento da igreja. (1 Tessalonicenses 4.13-17)


6º No Nosso lar - Reino de Deus, estarão de fora: Leia na sua Bíblia. (Apocalipse 22.15)

Agora abra sua Bíblia e veja se os espíritos podem nos ensinar sobre o nosso lar no céu;

Salmo 146 versículo 4 Sai-lhe o espírito, e ele volta para a terra, naquele mesmo dia perecem os seus pensamentos.
Eclesiastes 9 versículos 5 "Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento".10 "Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma".

- Não vos voltareis para os que consultam os mortos nem para os feiticeiros; não os busqueis para não ficardes contaminados por eles. Eu sou o Senhor vosso Deus. Levítico 19:31
- O homem ou mulher que consultar os mortos ou for feiticeiro, certamente será morto. Serão apedrejados, e o seu sangue será sobre eles. Levítico 20:27
- Ora, aconteceu que quando íamos ao lugar de oração, nos veio ao encontro uma jovem que tinha um espírito adivinhador, e que, adivinhando, dava grande lucro a seus senhores. Ela, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: São servos do Deus Altíssimo estes homens que vos anunciam um caminho de salvação. E fazia isto por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou- se e disse ao espírito: Eu te ordeno em nome de Jesus Cristo que saias dela. E na mesma hora saiu. Atos dos Apóstolos 16:16-18

Obs. Parte do texto foi produzido pelo irmão Adilson Gomes.

sábado, 8 de janeiro de 2011

Deserto: um avivamento que poucos desejam


Imagine-se agora caminhando sem ser notado por ninguém, sem os abraços calorosos dos amigos, sem dinheiro na conta bancária, sem receber convites para as grandes festas de casamento, imagine que agora as oportunidades mais almejadas por você sejam dadas a outras pessoas menos capacitadas, sim, imagine agora que tudo o quanto você diz dói no coração das pessoas causando rancor e ira, imagine que ao falar no meio do povo você seja entregue às autoridades. Você continuaria disposto a caminhar falando em nome de Deus?

Caminhar requer esforço, suor, determinação e renúncia de si mesmo, visto que, nas esquinas da vida encontraremos poços d’água desejável a nossa sede, porém impróprio para o uso. A cada jornada deveríamos fazer uma análise, conforme já falei em outros textos, deveríamos abastecer nosso veículo – a consciência, afinal antes de desejarmos avivamento precisamos admitir quem somos e começar a caminhada a partir das nossas lutas interiores e dramas da vida, dramas os quais tentamos camuflar com uma roupagem exterior a qual apenas esconde para a comunidade o que somos, mas diante de Deus nos deixa nus e indefesos, por isso qualquer avivamento sem entrega total a Graça divina é puro saltar de braços e pernas e gritos de glórias e aleluia, uma vez que, entregues à Graça tal Graça gerará em nós vontade de doar graça, assim: “quem recebeu perdão, perdoa, quem recebeu graça, derrama graça, quem não foi julgado, porque Jesus foi julgado em seu lugar, esse tal não julga: Perdoa as nossas dívidas, assim como nós perdoamos as nossos devedores.”

Nessa direção, muitos desejam avivamento, porém muitos ainda não se enxergam como gente, são meninos, embora orando muito, falando muita língua estranha, profetizando e vendo o que ninguém vê, observe que tal carreira em busca do sucesso ministerial ou não, dessa

forma, só demonstra o quanto a leitura da Bíblia por estas pessoas não passa de uma adaptação para fazer jus a idéia do grupo e da mente e o quanto mais fervoroso, mais apto, o quanto mais eloqüente, mas preparado, quando lá dentro ainda reinam as mentiras, invejas, porfias principalmente, por um poder estranho e avesso ao Reino de Deus – O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; entretanto o meu reino não é daqui.” (Jo 18.36)

Observemos que Israel foi ensinado por Deus no deserto, lá João Batista foi ensinado e enviado para anunciar O Caminho ao nosso caminho, é para o deserto que Jesus foi enviado 40 dias e 40 noites sem água e pão; mas com fome e com sede o povo de Deus blasfemou e murmurou desejando mais uma vez as carnes do Egito, provando que não adianta ser livre fisicamente se ainda somos escravos de nós mesmos: escravos da murmuração, falta de amor, egoísmo, disputas, pelejas, ciúmes, invejas, mágoas e rancores passados, por isso o deserto é um lugar que poucos almejam por que lá o nosso ego não será alimentado, não teremos a platéia para nos dizer e parabenizar do quanto cantamos bem ou o quanto nossa pregação foi emocionante, no deserto seremos nós mesmos de cara limpa, fora dele nas cadeiras de destaque muitos são personagens, uma ficção da realidade de si mesmo afim de agradar não Aquele que o alistou, mas tão somente à multidão e para agradá-la vende-se até a própria alma para se ter o apoio e o carinho do rei, senta-se nos banquetes de qualquer palácio, festeja-se, da um brando de glória pela queda do próprio irmão são uns verdadeiros Caim’s vestidos de Abel.

No deserto tudo isso cai por terra, pois lá somos quem somos diante de Deus, fora dele poderemos mentir pra nós mesmos que estamos avivados só porque bradamos mais alto que os outros, no deserto seremos ensinados que o nosso pouco poderá ser muito com Deus e o nosso muito: eloqüência, oratória, elegância, bela voz e performance resultará em fracasso no fim do caminho – “Aquele que perseverá até o fim será salvo” Mt 24.13

Eis o motivo do deserto ser para nós uma metáfora da vitória, nele aprenderemos com Deus a perseverar, esperar só nEle, no deserto nossos desejos estranhos serão exterminados pelo fogo santo do Espírito, no deserto não existirá mais “eu” e sim “Ele” o Santo dos santos, no deserto a dor latejará na carne, mas a alma fluirá amor para com todos no desejo de que o Reino de Deus venha até nós. É possível dizer que poucos almejam o deserto porque o único reino encontrado lá é o de Cristo e muitos querem construir seu próprio mundinho de poderes e acreditar na falsa ilusão de que são, quando no Reino de deus não somos nada só servos, enquanto não aprendermos isso precisaremos urgentemente orar para que Jesus nos dirija até lá pela sua santa mão.

Sendo assim, se esse for o seu problema, se o que brota em você ainda são as mesmas raízes de amargura de outrora, se lá dentro ainda pulsa os mesmos desejos do velho homem, se ainda que vestido de cristão sozinho no quarto diante do espelho você só consiga enxergar o velho homem e a mentira vestida de verdade sobre você, então é necessário ir ao deserto de Deus enviado por Ele, não vá só, nem tente ir por impulso senão será a morte e de lá só sai vivo aquele a quem ele enviou, vitorioso e pronto pra batalha só saem aqueles separados para guerra, sim, se este é seu desejo vencer em Cristo e por Cristo, o deserto de Deus é o lugar.

Até à próxima!

André Silva