Entre tantas recordações que a vida nos oferece, entre tantas palavras inseridas nos discursos alheios ao longo do tempo, nada pode indicar, nem de perto, uma união singela entre opostos, algo que de repetente fosse trabalhado, mas sem previsão para acabar ou mesmo um sentir-estar sem efeito colateral que de repente invada sem medir, sem calcular antes, mas com os pés bem firmes no chão.
Poucas pessoas ousam beber esse vinho, talvez, devido a tantos discursos caminhando tortos em nossa direção, talvez pela descrença pregoada da velha razão que sempre tem medo de se ferir, querendo a perfeição, ou mesmo, pela emoção esperando ainda que ferida, diante do espelho mágico, o final feliz. Por isso, há tanta gente embriagada nas caminhadas da vida, tanta gente desencontrando os passos e tropeçando nas calçadas, vomitando muita razão distorcida e cheirando mal as suas emoções recolhidas.
Infelizmente há muita gente buscando uma fórmula mágica nos livros de auto - ajuda e tropeçando no abainhado de suas indecisões; sem saber que a emoção e a razão não se abraçarão em qualquer mesa de bar, nem mesmo nas madrugadas frias dos solitários, mas caminham de mãos dadas sem calcular a distância a percorrer. É muito óbvio isto.
Se você é muito sentimental e continua esperando da vida uma chance igual a jogador de loteria, ou se você é racional a ponto de ser tão frio com a sonhada sorte dos sentimentais, é necessário olhar ao lado e ao longe, porque certamente a equação: razão de x + a emoção de y não será a soma dos catetos nem da hipotenusa, mas tão somente a divisão dos meios e dos extremos numa intersecção de conjuntos diferentes, mas harmoniosos entre si.
O entendimento disto se dá quando nos desprendemos das velhas fórmulas mágicas e nos banhamos nas águas mornas da paciência, sem tentar entender o rumo e o fim que transcorre o rio, esperando com alegria a dor e o sofrimento e percebendo o gosto doce depois de engolir um cálice amargo. A vida nos ensina isto a todo instante.
Nessa direção, só os entorpecidos de emoção cheios de sonhos que nunca se realizaram, não conseguem enxergar a felicidade, por continuar tomando aquele porre de sensibilidade e se embriagando de paixão, caindo aqui e acolá, procurando cicatrizar-se nos hospitais do tempo. Enquanto a razão, de tão fria, calculista e incrédula não consegue enxergar um palmo diante de seu nariz sem perceber a beleza das flores, o canto dos pássaros e a simplicidade do nascer do sol por ser tão preguiçosa em observar os pequenos detalhes no outro, detalhes que fazem a diferença.
Enquanto não entendemos o compasso que a vida dá, fiquemos a observar os animais que sem nenhuma razão nem emoção usam o instinto, inserindo em nós uma lição harmônica de amores e conflitos em busca da sobrevivência, sem nenhum medo de se ferir e sair na chuva, mas corajosos, firmes e confiantes ao ir à caça, pois os animais não dão tiro no escuro como nós, ao contrário, eles medem seus passos como os racionais e dão o bote, por outro lado se emocionam e se divertem igual a um pinto no lixo depois de abocanhar a presa, porque em seu instinto estão lado a lado os opostos, que não se atraem somente, mas se completam e se abraçam.
Até à próxima.
André Silva
20 comentários:
Olá...
Finalmente cheguei aqui!
Lindo seu blog,todos os textos são ótimos.A maioria já conheço e recomendo!
Até a próxima visita...
Um abraço e Paz do Senhor!
É impossível não concordar com o texto,pois sabemos que em todos os pontos é extremamente necessário que se encontrem -a razão e a emoção- e que não adianta agir sempre com apenas um dos dois.
Portanto, adorei suas colocações e comentários no texto.
Beijos!
Israelle Morais.
oi tio André tudo bem, gostei muito do texto, ele relata muito a vida de hoje.
beijos... te adoro...
Indiana
olá professor; como é bom amar a vida q tanto nos proporciona prazer.adorei o texto pelo fato de mostar claramente a realidade.gostaria muito de ler outros textos para ficar novamente encantada e se for sobre amor será otimo.parabéns e até breve.
Pode-se dizer que a partir do momento em que passamos a acreditar na razao ou na emoçao,eu pude concluir que toda razao tem sua emoçao afinal de contas a razao toma conta de nossa conciencia ja a emoçao do nosso proprio coraçao enclusive destacando o seu argumento eu posso ate em certas palavras dizer que a biblia fala que o coraçao é traiçoeiro assim e por isso que gostei tanto desse texto principalmente o final que diz que os opostos nao so se atrai se unem de alguma forma. beijos! Anadja
Oi,André!
Se olharmos no espelho com sentimento de querer mudar,tenho certeza que vai mudar seu eu.
Gabrielle.
Querido professor eu gabryella íris adorei o texto, pois ele é real quando fala das pessoas que não tem coragem de encarar a vida ,e bebem...Te curto gatão beijos gabryella.
Querido professor eu gabryella íris adorei o texto, pois ele é real quando fala das pessoas que não tem coragem de encarar a vida ,e bebem...Te curto gatão beijos gabryella.
Querido professor André,gostei do texto e o achei bastante interessante.Eoque mais gostei foi a parte que fala da capacidade dos animais para indentificar sua presa.
ass;jaqueline
Querido professor eu gabryella íris adorei o texto, pois ele é real quando fala das pessoas que não tem coragem de encarar a vida ,e bebem...Te curto gatão beijos gabryella.
OI PROFESSOR ANDRÉ,É CERTO AFIRMAR QUE ESPERAMOS MUITO PELA VIDA,ESQUECEMOS DE CORRER ATRAS DE NOSSOS SONHOS GOSTEI DO TEXTO,CONCORDEI EM ALGUMAS PARTES E CONCLUI QUE SE NAÕ VIVERMOS NOSSA VIDA ELA VIVI POR NOS.
FRANCILENE,EMANUELLE E HELDINE.
oi andré,gostei muito do texto pois é certo afirmar q a razão e a emoção andam juntas. portanto adorei seu texto parabéns beijos da suas alunas jéssica conceição e leila mirelli.
o texto sem nome também é nosso te adoramos ;alunas do 2 normal medio b.tchau.
ANDRÉ O BLOG FOI EMOCIONANTE PORQUE NOS ENSINA A VIVER COM AS DIFERENÇAS SEM MEDO DE SER FELIZ,POIS COMO VOCE MESMO AFIRMA OS OPOSTOS NÃO SÓ SE ATRAEM MAS SIM SE COMPLETAM.
Oi professor André ,gostei muito de seu texto ,pois está relacionado com a vida de muitas pessoas.seus textos são muitos interessantes. Ass;Rosana
Olá,ANDRÉ!
Achei o texto interessante ,acho que quando agimos pela emoção estamos nos arriscando muito,mas as vezes essa emoção é o que nos ajuda a dar o melhor passo e assim quando tivermos refletindo,veremos que essa emoção nos fez agir certo,ou seja,com razão.Então vemos assim que,as vezes a emoção nos ajuda.Jéssica Nathálya.ok!
Durante a leitura do texto, pude observar seus argumentos sobre a relação entre a razão e a emoção, de maneira que para mim, é fundamental destacar que a emoção necessita da razão para se ter uma conclusão sobre nossos objetivos de modo real.
E para que vc reflita..." nunca diga:amanhã serei o mesmo, pois a nossa cabeça é igual ao planeta, gira 24 horas."
Adorei o texto. Felicidades!!!
Jéssica Pereira.
OLA,ANDRÉZINHO ADOREI SEU TEXTO É BEM REALISTA E ENVOLVENTE,PORQUE RELATA SENTIMENTOS E A VIDA EM NOSSO DIA-A-DIA ADOREI...ATÉ Á PROXIMA. BEIJO GOSTOSÃO...ATÉ SEGUNDA.FILE...
OLA,ANDRÉZINHO ADOREI SEU TEXTO É BEM REALISTA E ENVOLVENTE,PORQUE RELATA SENTIMENTOS E A VIDA EM NOSSO DIA-A-DIA ADOREI...ATÉ Á PROXIMA. BEIJO GOSTOSÃO...ATÉ SEGUNDA.FILE...
Oi,André.
Concordo com o texto,pois com a razão fazemos tudo tranquilamente e na emoção agimos pelo impulso do momento,sem se preocupar com o que irá acontecer.
Josilene.
Oi,André.
Concordo com o texto,pois com a razão fazemos tudo tranquilamente e na emoção agimos pelo impulso do momento,sem se preocupar com o que irá acontecer.
Josilene.
Postar um comentário