Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Quem tem graça suporta



“Exercita-te a ti mesmo em piedade. Porque o exercício corporal para pouco se aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir”

(1º Tm 4.7,8)



Preparar-se no caminho e na vida não é uma tarefa fácil, ser um soldado vigilante, um atleta vitorioso e um agricultor paciente nos dias de hoje torna-se difícil por que a vida cristã vitoriosa requer, antes de tudo uma disciplina piedosa.

Muitas pessoas ao longo da vida foram visitadas por Cristo e quando Ele chega o resultado de sua visita implica mudança para dentro do ser, implica graça diária para suportar os embustes da vida, quando Cristo nos visita aquilo que estava morto volta a ter vida, sim nossos projetos, o seu casamento em ruínas, nossa vida vacilante em pecados passa a reviver, porque na intervenção dEle algo tem que mudar; embora a questão não está apenas na intervenção, porque sabemos que o maior desejo de Deus é intervir, mas Ele não pode ser o único agente dessa transformação e para que haja uma intervenção na sua causa é necessário algumas implicações.

Em primeiro lugar o texto acima me diz que devemos nos exercitar em piedade, sim, para sermos piedosos é necessário uma luta diária contra os nossos desejos, então se você quiser ser visitado por Deus, antes de qualquer coisa recue para depois avançar, perda para depois ganhar, é verdade, na vida cristã Jesus nos orienta a perder aqui, a dar a outra face, a caminhar duas léguas com o inimigo, a não julgar, porque aquele que morreu por nós já foi julgado. Sei que esses efeitos exigem de você esforço e paciência, mas quem tem a graça suporta.

Em segundo lugar, o texto ainda me diz que devemos exercitar a nós mesmos e não aos outros, infelizmente queremos, às vezes, que o outro exercite, faça e demonstre o cristão que ele é, julgamos a carreira do outro pelos tropeços diários que ele dá, mas Paulo é claro ao dizer: “Exercita-te a ti mesmo” Eu e você devemos trabalhar como um agricultor plantando diariamente o que é bom, correndo para ganhar o troféu e como soldados defendendo a nossa pátria, o céu celestial.

Em terceiro lugar, Paulo é enfático: “Porque o exercício corporal para pouco se aproveita”. Cristo intervém nas nossas fraquezas e dores, Ele interrompe nossa vida de dificuldades e dar fim aos problemas, para lembrarmos que o nosso esforço é meramente em vão, não sãos as nossas regras comportamentais que nos fará vencer, não são suas crenças e filosofias de vida que o fará triunfar, mas se você tiver a graça pra suportar todas as afrontas ai sim, mesmo lá nos seus vacilos Jesus entra e em cena, interrompe o problema e lhe liberta de todas as amarras por observar que você é dependente dEle.

Observe que há pessoas que correm muito, achando que ao se apressar levarão o prêmio, há pessoas que tentam demonstrar esforço, fazendo média para que os outros vejam nele um exercício piedoso, há pessoas que correm e se cansam, mas quando você tem a graça, as forças se renovam a cada dia, pois o objetivo do soldado é agradar aquele que o alistou, Cristo Jesus.

Porque muitos caídos se levantam? É a graça! Quando há renovação da alma, quando existe o desejo do primeiro amor, as armas são devolvidas, o que estava morto se levanta, uma vez que a graça é o chão firme pelo qual damos um salto para o alto, é o fôlego final pelo qual alcançamos a linha de chegada, mesmo quando tudo está perdido, quando não temos força para levantar as armas, as misericórdias do Senhor nos dão graça pra suportar.

Nessa direção, há implicações para se levantar, há implicações para vermos Jesus operar em nossas vidas, há implicações para colhermos os frutos. Sendo assim, segundo o texto a primeira coisa que temos é uma promessa, Jesus foi claro com Pedro: “E todo o que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou filhos, ou terras, por amor do meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna.”.(Mt 19.29) Sim, para suportar os ataques preciso deixar o que me enfraquece, preciso abandonar as práticas do velho homem, é necessário para alcançar a promessa exercita-se em piedade.

O Consolador, o Espírito Santo da verdade, é aquele que nos dá graça para enfrentar as armadilhas da vida espiritual, é Ele e não o seu esforço quem produz armas potentes para guerra, porém o nosso esforço é e deve ser tão somente um exercício piedoso e agradecido por suportar em nosso lugar as toneladas de culpas as quais vimos Jesus com elas morrer na cruz.

Nossa vontade de acertar é piedosa, mas nossa vontade de ser sem a graça é a prova de que tal soldado anda desarmado e pronto pra levar um tiro no meio da alma. Que possamos nessa caminhada suportar com graça, levantar cheio da graça, militar com graça e na paciência esperar o prêmio, pois quem prometeu é fiel e não mente.


Até à próxima!

André Silva

7 comentários:

Paulo Adriano Rocha disse...

Paz, chefe! Obrigado por sua visita lá no blog e pelo comentário.

Fico feliz de ter encontrado o seu, ainda mais com um texto como esse... Paciência, Perseverança... Ah, como precisamos disso nesses nosso dias em que o mundo está como uma avalanche para nos levar no seu bojo! Precisamos estar firmados em Cristo e buscar sempre as coisas que são de cima para não nos enganarmos com as que são daqui debaixo.

Abraços!

João Paulo Mendes disse...

Paz do Senhor irmão André,

Como precisamos de depender mais da Graça de Deus. Realmente no nosso anseio de fazer, de ir e estarmos em atividade nós nos esquecemos da graça, é ela e não nossos esforços que nos capacitará a entrarmos no céu.
Parabéns pelo post e belo blog.

Abraço,

JP
www.joaopaulo-mendes.blogspot.com

Unknown disse...

Queridos irmãos, Paulo e João Paulo

A paz do Senhor,

É com toda leveza do ser - sendo, somos na graça pelo sacrifício da cruz. Nada que possa justificar esse estágio aqui ou mesmo sermos mais que os outros, sem a graça de Cristo somos apenas isso: esse apanhado de justificativas e justiça própria.
Precisamos entender diferenciar religião e cristianismo. São dois polos distantes. Cristo nos convida para ser no caminho e na vida e não através dos nossos méritos.

Um abraço a vocês pela participação.
Em Cristo,
André Silva

Anônimo disse...

Graça e paz!

A maior parte do serviço que temos feito tem a responbilidade da graça de Deus; porém nem sempre pensamos nisso. Mas qdo paramos pra refletir descobrimos como no vesículo que encabeça o texto, que foi muito bem interpretado e fertado as nossa almas: exercita-te a ti mesmo" . Se caimos e nos levantamos ou acertamos e estamos de pé, é porque a graça de Deus se há manifestada entre nós. Um favor que se faz cada dia mais forte, nos levando a ser dependentes e ao mesmo tempo livres para sermos presos a Jesus.
Estou terminando uma peq. obra literária rsrsrs. É só uma revisão pra um amigo pr. qdo ele precisa, por isso ñ comentei antes.
Deus o abençoe sempre.
obrigada por mais esta vez... irmã Graça Souza

Anônimo disse...

Olá querido, a paz.

Ah, se pudessemos entender ou compreender a Graça de Deus a nós disponibilizada. Seríamos mais gratos, mais voltados a Deus e entenderíamos como o medingo Lázaro - "Senhor tenha misericórdia de mim!".
Como é brilhante quando entendemos que nada somos sem esta graça que nos enche, preenche e nos faz vitoriosos mesmo diante de nossas fraquezas.

Anônimo disse...

Olá querido, a paz.

Ah, se pudessemos entender ou compreender a Graça de Deus a nós disponibilizada. Seríamos mais gratos, mais voltados a Deus e entenderíamos como o mendigo Lázaro - "Senhor tenha misericórdia de mim!".
Como é brilhante quando entendemos que nada somos sem esta graça - que nos enche, preenche e nos faz vitoriosos mesmo diante de nossas fraquezas.
Militar debaixo da Graça - quer dizer que em tudo seremos vencedores - mesmo em meio a dificuldade, mesmo em meio a lágrimas, mesmo em meio a adversidades, mesmo quando tudo parece perdido, a graça que há em nós nos renova para um amanhã de bençãos e conquistas. Basta apenas suportar...

Que a Graça de Cristo continue abundamente sobre a tua vida.

Abraços.
Marcia

Unknown disse...

A paz do Senhor, irmã Graça

É muito bom receber seus comentários atentos e com um olhar singular de quem se alimenta da Palavras que sai de mim, mas vêem de Deus.
Espero seu e-mail.

Ao meu amor, Marcia, minha futura esposa a quem meu coração acelera e minhas mãos fremem ao escrever palavras que tocam e despertam, tudo isso pelo fato de Jesus ser o centro das nossas vidas.

Um abraço,
André Silva