Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

HONREMOS A MARIA

O fanatismo pode levar muitos a não prestarem honra aos que honra merecem. Honrar significa considerar a virtude, o talento, a coragem, a santidade ou as boas qualidades de alguém. A mulher escolhida por Deus para dar a luz à Luz do mundo - a santa Maria - nos deixou exemplos de fé, obediência, coragem, humildade, de amor e temor a Deus. Então, honremos a Maria porque Deus a honrou primeiro.
Maria foi escolhida para tão nobre missão porque era justa e reta aos olhos do Senhor. "EIS AQUI A SERVA D0 SENHOR. CUMPRA-SE EM MIM SEGUNDO A TUA PALAVRA." (Lucas 1.38). Este foi um exemplo de fé, obediência e humildade que nos deixou Maria. Com estas palavras ela acatou a missão que lhe acabara de ser anunciada pelo anjo Gabriel, ou seja, a missão de ser a mãe de Jesus, de servir de veículo para que o Verbo se fizesse carne e habitasse entre nós. Foi exemplo também de coragem: ela não ficou a meditar se o seu casamento com José seria desfeito ou se José gostaria ou não; se iria compreender ou não a sua gravidez. Ela confiou no Senhor e na Sua Palavra. Seguindo seu exemplo, sejamos submissos à Palavra de Deus e à Sua vontade, ainda que isso nos cause algumas dificuldades no meio em que vivemos. Que bom seria se todos dissessem:

"Cumpra-se em mim, Senhor, segundo a tua palavra".


Dessa forma, Maria não se envaideceu diante das declarações de sua prima Isabel, que lhe disse: "Bendita és tu entre as mulheres, e é bendito o fruto do seu ventre". Tão logo ouviu estas palavras, dirigiu-se ao Senhor em oração:

"A MINHA ALMA ENGRANDECE AO SENHOR E O MEU ESPÍRITO SE ALEGRA EM DEUS, MEU SALVADOR, PORQUE ATENTOU NA HUMILDADE DE SUA SERVA, POIS EIS QUE, DESDE AGORA, TODAS AS GERAÇÕES ME CHAMARÃO BEM-AVENTURADA" (Lucas 1.39-55).

Como vimos, honrar a Maria significa reconhecer que a sua missão aqui na Terra foi uma das mais nobres e importantes, qual seja, a missão de carregar em seu ventre, alimentar com seu sangue, amamentar e criar o nosso Redentor. Todavia, não se deve dispensar a Maria honrarias superiores às que ela merece. Nada podemos fazer para aumentar a sua posição diante de Deus. Como justo juiz, Deus não dará a Maria nada mais nada menos do que ela merece, do que ela conquistou com sua fé, humildade e obediência. E o que ela mais desejou foi a sua salvação, ou seja, viver com Cristo na eternidade. Maria dedicou toda a sua vida ao cumprimento da sua honrosa missão. Ela nunca teve a intenção de ofuscar o ministério de Jesus, e nem poderia. Ela sabia que a missão de Jesus era incomparavelmente superior à sua. A missão de Jesus era a do Verbo que se fez carne para trazer aos homens, na linguagem dos homens, a mensagem redentora do Pai. (João 1.1-6) Em momento algum Maria avocou a qualidade de mãe de Jesus para usufruir regalias. Ela nunca demonstrou qualquer intenção de ser alvo das atenções, de roubar a cena, de ofuscar o Filho de Deus. Ademais, as atenções dos discípulos estavam voltadas para o Mestre Jesus, porque somente dEle emanava a verdade, e somente nEle se via o resplendor da glória do Pai.
Nessa direção, quando encontramos uma fotografia ou imagem de Maria com uma coroa esplendorosa na cabeça e seu belo manto azul levando o título de rainha da paz, aquela que tudo fez, não temos outra idéia a não ser a de contradição, fantasia e fanatismo; a simples e honrosa mulher escolhida por Deus jamais colocaria uma coroa na cabeça, primeiro, coroa é sinal de poder e ela mesma sabia que todos procuravam seu filho pelo poder e maravilhas que dEle emanava, e não a ela, era a Jesus a quem a multidão acompanhava e não a ela. Segundo, os milagres ocorridos vinham de Cristo e não dela, o próprio Jesus rejeitou todo tipo de vanglória vindo da parte dos homens, Ele próprio glorificou ao Pai e não a Ele mesmo,
seu ministério foi simples e não uma apoteose de esplendor, chamá-la de rainha da paz é contradizer as palavras de Jesus em Mateus 10.34 “Eu não vim trazer paz, mas espada”, por isso colocar uma coroa na honrosa figura de Maria e sobrepor títulos a ela é dar a ela o que ela nunca quis e o que ela nunca concordou, pois sabia que sua missão não era a de ser cantada, glorificada e exibida como a super mãe, seu desejo não era de ser rainha e feitora das coisas, ao contrário, seu desejo foi ser serva, "EIS AQUI A SERVA DO SENHOR. CUMPRA-SE EM MIM SEGUNDO A TUA PALAVRA." (Lucas 1.38), sua vida e de sua família era simples e discreta assim como o ministério de Cristo afinal, quem queria ser coroado era Herodes, quando soube pelos astrólogos que de uma estrela nasceria um rei, ficou temeroso em perder seu destaque e poder, mandando matar todas as crianças de até dois anos, já a Maria, concordou com a missão honrosa e discreta, pois ela sabia desde a gravidez que carregava em seu ventre o Salvador do mundo, Aquele a quem já existia antes mesmo dela nascer, ela sabia que Jesus estava com o seu Pai quando o universo foi criado, ela sempre soube que Ele tinha feito todas as coisas (João 1.3), por isso, ela mesma O reconheceu como seu Salvador (Lucas 1.46 - 48).
Ela sabia que todo o poder estava concentrado apenas nEle, porque ele havia recebido do Pai celestial, ela foi testemunha ocular de que Jesus não era apenas um homem comum, mas também o próprio Deus, por isso que ela pediu aos empregados na festa de Canaã que eles fizessem tudo quanto Ele vos dissesse. (João 2.3-5)
Deus escolheu Maria, porque conhecia seu íntimo, seu coração, Deus já sabia, por ser Onisciente, que Maria concordaria em levar adiante os planos Dele: trazer Jesus aos homens para salvá-los.
Deus não escolheu Maria por que ela era rainha, majestosa e gloriosa, até porque o homem diante de Deus é apenas pó e Deus não dá a sua glória a ninguém (Isaias 42.8); mas Deus a escolheu primeiro porque ela era criatura e não criadora, ela era serva, ela era filha de Deus, seu ventre serviu de veículo, não só para transportar, mas também para se cumprir a vontade do Pai; Jesus não veio ao mundo por vontade dela, mas por vontade do Deus vivo, por isso ela foi honrada por Deus em receber o filho dEle em seu ventre. Como seria bom se todos nós seguíssemos o seu exemplo, sendo obediente e dedicado a Deus.

Por isso, eu honro Maria pela sua coragem, pela tarefa dificílima a qual lhe foi incumbida, levar o Salvador em seu ventre e vê-lo sendo preso, maltratado e escanteado pelas pessoas, se Maria estivesse viva entre nós, com certeza ficaria triste em ver que muitos hoje continuam deixando o Salvador Jesus em segundo plano, agradecendo a chuva, os milagres e as realizações dos seus sonhos a outros e não a Ele, ela ficaria decepcionada em saber que muitos vão buscar a solução dos seus problemas nela e em outros e não em Cristo, triste em saber que muitos ainda continuam rogando a ela e a outros e não somente a Ele, quando Ele mesmo disse: “Vinde a mim vós que estais cansados e oprimidos” (Mateus 11.28), Ela ficaria magoada em saber que muitos estão pedindo e rogando a outros, quando somente Ele pode rogar por nós a Deus (1º Timóteo 2.5; 1º João 2.1). Reconheço a honrosa missão de Maria e fico triste, da mesma forma que ela ficaria, por não observarmos as Escrituras e compararmos se de fato estamos sujeitos a Ele, louvando somente a Ele, glorificando somente a Ele, rogando somente a Ele, vivendo por Ele e nEle.

Até à próxima!
André Silva

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Exercício Espiritual:
Um novo olhar sobre um velho problema



Refletindo sob o signo da fidelidade no nosso ministério em Cristo, comecemos a pensar que não somos mais inocentes a cerca do que vem, ao contrário, ao escutar pela primeira vez a mensagem da cruz, nos tornamos presos a ela no seu desenrolar e ao seu fim: à volta de Cristo. Então, vamos malhar nosso entendimento, fazer uma ginástica espiritual, até por que, um corpo sedentário está à mercê de várias doenças, da mesma forma, é o corpo espiritual, se não exercitado vira oficina do maligno e apto a nos engordar cada vez mais com seus costumes, causando assim um enfarto. Enfim, por que devemos nos exercitar? Por que devemos ler, mas também ensinar e praticar o que aprendemos de Cristo? E por que muitos vivem hoje uma vida espiritual sedentária?
Nunca pude imaginar tirando uma nota razoável numa prova sem estudá-la antes, os irmãos também não conseguirão imaginar: somando, lendo, resolvendo problemas, explicando sem ter um dia parado para aprender. O mesmo se dá quando se trata da sã doutrina, de conhecer o nosso Deus. É impossível conhecer a Deus sem buscá-lo, conhecer sem aprender dEle, sem praticar seus ensinamentos em nossas vidas, por isso, devemos entrar nessa ginástica, a fim de fortificar nossos músculos, preparando- nos para o que vem.
Já escutei muito dos meus colegas dizerem que conhecem a Deus e se metem em contradições profundas, pois os mesmos não exercitam o que aprenderam de Cristo, acreditando que basta saber que Ele existe e pronto já é o suficiente, por isso acredito veemente que muitos deixam a fé ou ficam em cima do muro ou não querem decidir-se em aceitar a Cristo por não se exercitarem com a sã doutrina no seu dia a dia.
Fico triste ao encontrar, no domingo pela manhã e ver a escola bíblica praticamente vazia, pois é na escola que aprendemos, até por que, a palavra é alimento, pela palavra começamos a enxergar a evolução de nossa trajetória como cristãos, a ver o mundo por uma perspectiva pragmático – contextual e sem contar no aprendizado o qual nos fará forçosamente mestres do que aprendemos. Não vejo nenhuma relação positiva entre nós salvos em Cristo e a evasão nesse culto tão singular que deveria ser a nossa academia diária; logo, ao ver a igreja cheia num culto festivo, alinhados a um baile, penso que há muitos sedentários em nosso meio. Não sou contra festas, cultos de ação de graças, é claro que a comemoração sempre fez parte nos ritos dos antigos.
Se nos exercitarmos com a doutrina, fábulas profanas não acharão lugar em nosso meio, se nos exercitarmos, da mesma forma que mundo se exercita a fim de ganhar um corpo impecável, sem gordurinhas e belo, nada nos abalará, pois a doutrina nos dará sede de aprender mais, de ensinar a outros, de nos auto modelar em Cristo, de dar exemplo para o mundo sendo sal da terra, de esperar a vinda de Cristo com alegria e não com temor.

O apóstolo Paulo bem sabia da pressão cultural sobre o jovem Timóteo em Corinto, escrevendo duas cartas a ele e delas poderemos tirar proveito pessoal para seguirmos fortes, embora o próprio Timóteo tivesse que também vencer algumas fraquezas suas, endireitar caminhos tortos e vencer até mesmo a sua timidez, provando que para liderar, analisar, criticar não precisava ser velho, um jovem igual a você também pode ser uma forte liderança na casa de Deus.
Comece agora exercitando seus dons dados por Deus, inicie uma vida separada, uma vida voltada à oração, uma vida voltada ao estudo da palavra e deixe isto florescer na sua vida, da mesma forma que os jovens do mundo deixam florescer os músculos torneados por horas a fio de ginástica.
Siga o exemplo de Timóteo exercite os músculos espirituais e muitos vão poder seguir seu modelo e praticar esse hobby; sabendo nós que Cristo breve virá, então, a nossa ginástica não pode ser outra a não ser Jesus. Da mesma forma que essa sociedade corrompida nos empurra a lutar por uma vaga nos concursos e vestibulares, por que não lutar para propagar o evangelho de Cristo, por que não nos exercitarmos com baterias de provas e simulados para combater a apostasia que se insere de fininho em nossa igreja, por que não nos engajarmos como uma igreja unida em Cristo para não deixar os costumes mundanos nos contaminar, por que não nos unirmos em mutirão para pregar o evangelho nas ruas dessa cidade e mostrar ao inimigo que ser jovem não significa estar alheio e submisso à sua cultura medíocre propagada pela tv, mas em Jesus somos mais que vencedores.
O maior problema nosso é que estamos sedentários espiritualmente, queremos tudo pronto, queremos um culto pré- arquitetado e ao nosso gosto, mas não temos coragem de ajudar o ministério a fazer uma igreja melhor para nós e a comunidade, só criticamos. Somos o primeiro a ter preguiça de aprender de Deus, nos enfartando cada vez mais na frente das tvs, sem se dar conta que a nossa vida depende exclusivamente de nós mesmos, da nossa tarefa diária de uma palavra santa e verdadeira a qual nos insere neste mundo com papel de comunicá-la e vivê-la principalmente, pois não adiantará adorar dentro templo se nossa igreja interior não adorar a Deus nos tantos exercícios que praticamos no o decorrer do dia, até por que, sem oração e Bíblia o crente cai; por isso é que eu os intimo a malhar os músculos espirituais, sendo eles mais importantes que os físicos, dando eles mais oportunidades que os físicos. Veja Daniel e José, estes preferiram a academia de Deus.
Irmãos, vamos sair dos sofás, convido – os à escola dominical a fim de nos exercitarmos, em buscar a Deus na sua palavra, com sede, da mesma forma que o mundo tem sede pelo sucesso. Convido – os a praticar uma ginástica que dá um resultado imediato: o estudo pessoal da Bíblia aliada à vivência da oração. Praticando estes dois diariamente, teremos forças para vencer qualquer mundinho que nos cerca e não mais amassar o pão que Deus nos dá.
Eu posso, você pode: nós podemos fazer melhor, se lermos, lermos... Analisarmos, praticarmos e ensinarmos a outros, essa ginástica revigorante e completa: a palavra de Deus.

Até à próxima!

André Silva

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Como vai a sua fé?


Por muito tempo, pensávamos que a fé humana havia se esfriado, a morte de Jesus trouxe aos seus espectadores o fim, no grande arrependimento do centurião romano que só percebeu que Jesus era de fato o filho de Deus depois de crucificá-lo. Notamos que tudo que é bom passa rápido, a trajetória do Cristo na terra só foi saboreada por aqueles que souberam aproveitar a oportunidade, mas como aproveitar algo que não se vê? Cristo esteve aqui em carne e osso, operando maravilhas e muitos não creram, então o que dizer depois de sua morte?
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem". O que podemos aprender da fé, que lições ela nos traz?
Obvia-se nesses últimos dias, uma busca muito acentuada pela fé, as igrejas nunca estiveram tão cheias como hoje e infelizmente a fonte e a maneira como muitos estão buscando é que neutraliza a sua eficácia, até porque, temos fé, mas na hora de colocá-la em prática, muitas vezes, se torna inútil pelas nossas ações. Como anda o seu altar?
Pela fé, toda uma nação viu o mar se abrir e as águas se transformarem em paredes. Pela fé, o muro de Jericó caiu. Pela fé, Daniel saiu ileso da cova dos leões. Pela fé, Jó venceu as tribulações. Pela fé, Sara, que era estéril e velha, teve um filho. Pela fé, Elias orou e o fogo dos céus desceu, mas a fé desses estava calçada na suas vidas diante de Deus. Como vai você em casa? Como vai você com seus vizinhos? Como vai você no trabalho? Na faculdade e na escola? A sua conduta tem sido testemunhada e produzido luz? Levantar as mãos para o céu em lágrimas não produzirá em Deus remorso por nós. Deus opera quando quer, mas também depende de nós se dermos lugar a Ele. Você quer ver sua fé atendida? Dê lugar a Deus nas suas ações diárias envolto a um coração quebrantado, porque mesmo diante de nossas falhas, Deus se compadecerá, quando Ele for sondar o seu coração.
Então, por que essa fé não tem mais efeito nos dias de hoje? Simplesmente, as nossas ações têm neutralizado a eficácia de nossa fé, porque queremos ver o milagre acontecer, mas no fundo, só acreditamos depois do ocorrido, quando deveríamos acreditar em seu percurso. Isso nos remete a Marta que teimou em tirar a pedra do sepulcro de seu irmão Lázaro, afinal, ela jamais acreditou que Jesus o ressuscitaria ali. Meus queridos, se creres verás a glória de Deus, disse Jesus no agora, no já.
Por outro lado, a nossa dúvida pela realização do milagre é outro fator crucial para que ele não aconteça, pois a dúvida tira nossa concentração e nossa visão espiritual do que o impossível possa acontecer. Não me deixe mentir Pedro e os apóstolos, diante do barco submergindo sobre as ondas, quando avistaram Jesus no alto mar, duvidaram que seu mestre, aquele que já havia realizado outros milagres, não teria poder de andar sobre as ondas e chamaram Jesus de fantasma. Por sua vez, Pedro fez uma prova de Deus, foi caminhando sobre o mar e mesmo realizado o milagre, duvidou. Por que duvidaste, homem de pouca de fé. (Mt 14.25 ao 31) Você ainda acredita que Deus possa fazer o impossível na sua vida?
Outro grande problema da não eficácia de nossa fé, é que muitos hoje buscam a benção e não o Abençoador, procuram em crendices culturais suas respostas, se vestem de costumes e religiosidade, mas o coração continua distante de Deus e as mãos se levantam, as lágrimas caem, o desespero aumenta e nada acontece. Então, será que Deus é contigo mesmo? Não me deixe mentir Daniel, este foi despreocupado para a cova dos leões, primeiro porque sabia o Deus que tinha, segundo era obediente a Ele naquele reino devasso. Sadraque, mesaque e abede-Nego arriscaram a própria vida em nome da fé, mas antes, não negaram ao seu Deus diante do rei e sua corte, era preferível a morte a negar as leis de Deus e o milagre aconteceu na fornalha de fogo, (Dn 3) pois eram jovens obedientes e tementes.
Diante do patrão, muitos têm negado a Deus, fazendo o que não é lícito, quando coagidos a perderem o emprego, jogando dessa forma a fé na lata de lixo, esquecendo que tudo pertence a Deus e, se Ele alimenta os pardais, imagine a você que é filho dEle, meu irmão, o Deus de Daniel ainda é o Deus de hoje. Mas, pouquíssimas pessoas fazem valer a fé naquele que faz o impossível. Então, saiba a sua fé também dependerá de suas ações diante de Deus, porque tudo só é feito para glória dEle e não para atender aos nossos caprichos.
Em que está concentrada a sua fé?
Habacuque falou: "ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide, e os campos não produzam alimentos, todavia, eu me alegrarei nEle..." (Habacuque 3.17-19)
Ainda que falte pão na sua mesa, alegre-se no Senhor. Ainda que alguém o engane e roube a sua paz, alegre-se nEle. Ainda que a enfermidade o consuma, alegre-se no Senhor, Ainda que você não seja querido por alguém, alegre-se no Senhor. Ainda que o patrão o demita, alegre-se no Senhor, porque Deus é a sua força e é nEle onde sua fé descansa, por isso, exercite a sua fé, "Vai até o fim".
Muitos têm estacionado na fé, trocando sua fé por mercadoria barata, muitos, infelizmente, têm concentrado sua fé na conta bancária, na beleza física e na inteligência que possui, outros concentraram sua fé em seu diploma, outros em seus bens, mas é melhor ainda é concentrar sua fé nAquele que pode dar além das riquezas escondidas, a paz, a felicidade e a sua salvação. Fortaleça sua fé, não pare, Deus ainda tem uma resposta para você.
E agora não me deixará mentir a viúva pobre que doou tudo que tinha, mesmo assim, ninguém enxergou seu ato de humildade, foi mais uma oferta, pensavam os homens cheios de religião, e para surpresa nossa, diante de altas ofertas de fé, Deus está interessado mesmo é em ofertas menores e não importa se ninguém o enxergou, não importa se não viram a sua oferta e se seu trabalho ficou em oculto, porque o dono do céu tem registrado sua fé e sua oferta, pois só Ele conhece o profundo e o escondido, só Ele sonda os corações. Por isso, vale a pena depositar sua fé nesse Deus poderoso, amoroso e real.
Sendo assim, tenha fé, não deixe desvanecer o que o Espírito Santo de Deus tem reservado a você. Se o Consolador nos foi prometido por Cristo, antes da morte, é porque Ele estará contigo até o fim. Por isso, creia, tenha fé, coloque-a em ação com as suas ações, agora, hoje e sempre, Amém!

Até à próxima!
André Silva.

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Na contramão do caminho



No tempo frágil das horas, o que vem ainda é mistério, está na Onisciência de Deus, enquanto nós apenas nos antecipamos com nossos planos e assim sofremos por antecipação, afinal o que Deus faz hoje não sabes tu agora, mas saberás depois. (Jo 13.7)
Nesse sentido, precisamos entender que Jesus não é submisso a nós, Ele nunca nos deixará seguir sozinhos porque somos dEle, sozinhos vagamos cegos por isso tropeçamos, sofremos, choramos sem entender o porquê da situação e por tabela pecamos por reclamar, pecamos por não entender que Deus veio na contramão.
De ombro a ombro conosco, na nossa retaguarda, por cima, Jesus pode está trabalhando em qualquer dessas direções, seus planos são infalíveis, pois por Ele ter um plano na sua vida a execução desse projeto não poderá ser interrompida, porque a Palavra do Mestre não cai por terra, tudo o quanto Deus tem para fazer em sua vida, Ele fará mesmo que seja na contramão.
Em um dia belo, quando tudo vai bem, quando os nossos planos vão dando certo, quando juramos que estamos vendo o futuro e a vitória nas mãos, vem Jesus na contramão nos puxando para o ponto inicial com um Não doce em fel, nos assaltando a alma, nosso mundo parece desmoronar, porém é como se Jesus nos desse corda e quando estamos bem perto de cair no abismo, então nos puxa ao ponto de partida por amor, por um plano em sua vida o qual não pode ser interrompido por nada.
O zelo de Deus é muito grande por cada vida, nós é que não entendemos o trabalhar desse Deus, quantos caminhos aparentemente perfeitos foram desfeitos por Ele por amor a você? Quantos planos e sonhos aparentes, mas camuflados cheio de laços no caminho e que Deus interrompeu por amor a tudo o quanto Ele tem preparado para você. Quantos noivados não terminam dias antes da cerimônia ao se descobrir que não era a vontade de Deus? Quantas pessoas que Deus teve que interromper o fluxo da caminhada para o abismo? Se chora, se pergunta, mas no fim Ele nos mostra claramente o porquê.
O que nos falta é antes de qualquer projeto, saber se Deus estará nEle, porém muitos traçam seus planos e querem que Deus execute por acreditar ser o melhor para suas vidas, quando Deus fica de braços cruzados, tentando nos mostrar os perigos do caminho e por causa de sua misericórdia Ele vem na contramão por amor as nossas vidas, pois os planos de Deus são grandes, Deus só tem coisas grandes, o que falta é você enxergar além, então ore, desça na presença de Deus e veja o exército de Deus pelejando ao seu favor, veja que o que está conosco é maior do que está com eles.
O que Deus tem preparado para você nem se compara ao seu mundinho de sonhos, nada pode interromper, a não ser, você mesmo se desobedecer o querer de Dele, uma vez que mesmo escutando um não de Deus, prefere teimar, questionar e ainda orar para que o planos seja executado sem entender o abismo no caminho, logo: obedecer é melhor que sacrificar.
Sendo assim, tente analisar e investigar qual é o plano de Deus na sua vida, Ele mostra como fez com Jeremias, Elias, Eliseu, afinal o que vês Jeremias? Uma vara de amendoeira. Viste bem, pois eu velo sobre a minha Palavra para cumprir. Ele vai cumprir as promessas, apenas sonhe o sonho dEle e obedeça seus designos ainda que venham na contramão de sua vontade.


Até à próxima!
André Silva.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Amor com amor se paga


Há muito tempo se observa o descrédito da sociedade em relação a si mesma, nunca se viu tanta gente a procura de psicólogos, terapeutas e da auto ajuda dos livros nestes últimos dias, por outro lado não percebemos a dívida montanhosa que estamos gerando em nós e por nós no outro, quando paradoxalmente estamos chorando o leite derramado pelo fruto de nossa ação-inerte, porém voluntária de um amor que talvez não conhecemos, mas sempre queremos ter e ganhá-lo. Então, como anda sua reciprocidade? Até que ponto a sua pedagogia diária reflete um amor a longo e curto prazo? Você ama ou está sendo manobrado a amar? (1ª João 3.14,15)
Pare e reflita agora, retorne ao começo de você e de muitas crianças que neste século estão começando a vida, outrora, há vinte ou trinta anos, não se via tantas passeatas em busca da paz, não se via como hoje tantos movimentos em torno da fome, na época de seus pais, a fome não assolava, nem tão pouco o individualismo, entretanto hoje, crianças desde pequenas são ensinadas a competir, quando crescidas, só entendem que para serem melhores tenham que ganhar sempre e crescemos sob o signo da vitória sem amor, porque o segundo lugar é desprezível, aliás, a sociedade não destaca o segundo, nem terceiro, nem o último, só tem aplausos quem está no topo do podium, nas escolas não é diferente, o aluno que tirou uma nota inferior é escanteado, parabéns escrito no caderno é para quem acerta tudo e não para aqueles que se esforçam e crescemos assim, ensinados a nos alegrar com o embrulho do presente sem observar seu conteúdo.
No trabalho a dívida aumenta, as pessoas estão competindo sempre, alguém tem que mostrar que é o melhor sem mostrar trabalho e competência e confundem competência com favoritivismo, competência com produção e acabam não produzindo nada, por querer produzir sozinho o que de mãos dadas se chegaria ao todo, quando Jesus nos ensina que cada um é importante não só dentro de nossas especificidades, ao contrário, ele nos capacita para quaisquer desafios que a vida nos proporcionar, basta seguirmos seus passos e imitá-lo, mesmo assim, nosso saldo positivo em relação ao amor vai diminuindo e a dívida aumentando, quando trilhamos os doces caminhos do "Ser - Estar" sem perceber a prisão que se forma em torno, por queremos massagear o ego com nosso auto-entendimento, sem esperarmos o momento certo de estarmos e fazermos o que devemos.
Com isso, nos ensinaram ao longo do tempo, que os sacerdotes são mais abençoados que nós por estarem sentados nas primeiras cadeiras e ocuparem os melhores lugares no templo e na sociedade, quando Deus ergue o sol pela manhã, enxuga não só as suas roupas, mas também a do mais perigosos assassinos, provando que não somos melhores do que estes em nada, ao contrário, nossa dívida com o amor aumenta, quando fazemos acepção das pessoas, nos esquecendo que somos apenas pó sobre a terra e se não amarmos o outro, nossa dívida externa ficará impagável diante de Deus na sua volta, porque o amor só se paga com amor e não com dinheiro e não com competência e não com sorrisos e não com sapiência e não com títulos acadêmicos e não com o primeiro lugar, mas só amando. (1ª João 3.18)
Sendo assim, sofra, mas ame, seja escanteado, mas ame, seja perseguido, apontado e ferido, mas ame, não espere ser beneficiado e aplaudido por ninguém, pois tudo vem de Deus, dEle é o poder e a glória, nada pode ser acrescentado a nós a não ser por permissão dEle, então não resmungue, ame, seja obediente e siga apenas a Cristo e ganharás não mais uma dívida, apenas amor até o fim, no céu que nos espera.

Até à próxima!
André Silva.