Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Como vai a sua fé?


Por muito tempo, pensávamos que a fé humana havia se esfriado, a morte de Jesus trouxe aos seus espectadores o fim, no grande arrependimento do centurião romano que só percebeu que Jesus era de fato o filho de Deus depois de crucificá-lo. Notamos que tudo que é bom passa rápido, a trajetória do Cristo na terra só foi saboreada por aqueles que souberam aproveitar a oportunidade, mas como aproveitar algo que não se vê? Cristo esteve aqui em carne e osso, operando maravilhas e muitos não creram, então o que dizer depois de sua morte?
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem". O que podemos aprender da fé, que lições ela nos traz?
Obvia-se nesses últimos dias, uma busca muito acentuada pela fé, as igrejas nunca estiveram tão cheias como hoje e infelizmente a fonte e a maneira como muitos estão buscando é que neutraliza a sua eficácia, até porque, temos fé, mas na hora de colocá-la em prática, muitas vezes, se torna inútil pelas nossas ações. Como anda o seu altar?
Pela fé, toda uma nação viu o mar se abrir e as águas se transformarem em paredes. Pela fé, o muro de Jericó caiu. Pela fé, Daniel saiu ileso da cova dos leões. Pela fé, Jó venceu as tribulações. Pela fé, Sara, que era estéril e velha, teve um filho. Pela fé, Elias orou e o fogo dos céus desceu, mas a fé desses estava calçada na suas vidas diante de Deus. Como vai você em casa? Como vai você com seus vizinhos? Como vai você no trabalho? Na faculdade e na escola? A sua conduta tem sido testemunhada e produzido luz? Levantar as mãos para o céu em lágrimas não produzirá em Deus remorso por nós. Deus opera quando quer, mas também depende de nós se dermos lugar a Ele. Você quer ver sua fé atendida? Dê lugar a Deus nas suas ações diárias envolto a um coração quebrantado, porque mesmo diante de nossas falhas, Deus se compadecerá, quando Ele for sondar o seu coração.
Então, por que essa fé não tem mais efeito nos dias de hoje? Simplesmente, as nossas ações têm neutralizado a eficácia de nossa fé, porque queremos ver o milagre acontecer, mas no fundo, só acreditamos depois do ocorrido, quando deveríamos acreditar em seu percurso. Isso nos remete a Marta que teimou em tirar a pedra do sepulcro de seu irmão Lázaro, afinal, ela jamais acreditou que Jesus o ressuscitaria ali. Meus queridos, se creres verás a glória de Deus, disse Jesus no agora, no já.
Por outro lado, a nossa dúvida pela realização do milagre é outro fator crucial para que ele não aconteça, pois a dúvida tira nossa concentração e nossa visão espiritual do que o impossível possa acontecer. Não me deixe mentir Pedro e os apóstolos, diante do barco submergindo sobre as ondas, quando avistaram Jesus no alto mar, duvidaram que seu mestre, aquele que já havia realizado outros milagres, não teria poder de andar sobre as ondas e chamaram Jesus de fantasma. Por sua vez, Pedro fez uma prova de Deus, foi caminhando sobre o mar e mesmo realizado o milagre, duvidou. Por que duvidaste, homem de pouca de fé. (Mt 14.25 ao 31) Você ainda acredita que Deus possa fazer o impossível na sua vida?
Outro grande problema da não eficácia de nossa fé, é que muitos hoje buscam a benção e não o Abençoador, procuram em crendices culturais suas respostas, se vestem de costumes e religiosidade, mas o coração continua distante de Deus e as mãos se levantam, as lágrimas caem, o desespero aumenta e nada acontece. Então, será que Deus é contigo mesmo? Não me deixe mentir Daniel, este foi despreocupado para a cova dos leões, primeiro porque sabia o Deus que tinha, segundo era obediente a Ele naquele reino devasso. Sadraque, mesaque e abede-Nego arriscaram a própria vida em nome da fé, mas antes, não negaram ao seu Deus diante do rei e sua corte, era preferível a morte a negar as leis de Deus e o milagre aconteceu na fornalha de fogo, (Dn 3) pois eram jovens obedientes e tementes.
Diante do patrão, muitos têm negado a Deus, fazendo o que não é lícito, quando coagidos a perderem o emprego, jogando dessa forma a fé na lata de lixo, esquecendo que tudo pertence a Deus e, se Ele alimenta os pardais, imagine a você que é filho dEle, meu irmão, o Deus de Daniel ainda é o Deus de hoje. Mas, pouquíssimas pessoas fazem valer a fé naquele que faz o impossível. Então, saiba a sua fé também dependerá de suas ações diante de Deus, porque tudo só é feito para glória dEle e não para atender aos nossos caprichos.
Em que está concentrada a sua fé?
Habacuque falou: "ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide, e os campos não produzam alimentos, todavia, eu me alegrarei nEle..." (Habacuque 3.17-19)
Ainda que falte pão na sua mesa, alegre-se no Senhor. Ainda que alguém o engane e roube a sua paz, alegre-se nEle. Ainda que a enfermidade o consuma, alegre-se no Senhor, Ainda que você não seja querido por alguém, alegre-se no Senhor. Ainda que o patrão o demita, alegre-se no Senhor, porque Deus é a sua força e é nEle onde sua fé descansa, por isso, exercite a sua fé, "Vai até o fim".
Muitos têm estacionado na fé, trocando sua fé por mercadoria barata, muitos, infelizmente, têm concentrado sua fé na conta bancária, na beleza física e na inteligência que possui, outros concentraram sua fé em seu diploma, outros em seus bens, mas é melhor ainda é concentrar sua fé nAquele que pode dar além das riquezas escondidas, a paz, a felicidade e a sua salvação. Fortaleça sua fé, não pare, Deus ainda tem uma resposta para você.
E agora não me deixará mentir a viúva pobre que doou tudo que tinha, mesmo assim, ninguém enxergou seu ato de humildade, foi mais uma oferta, pensavam os homens cheios de religião, e para surpresa nossa, diante de altas ofertas de fé, Deus está interessado mesmo é em ofertas menores e não importa se ninguém o enxergou, não importa se não viram a sua oferta e se seu trabalho ficou em oculto, porque o dono do céu tem registrado sua fé e sua oferta, pois só Ele conhece o profundo e o escondido, só Ele sonda os corações. Por isso, vale a pena depositar sua fé nesse Deus poderoso, amoroso e real.
Sendo assim, tenha fé, não deixe desvanecer o que o Espírito Santo de Deus tem reservado a você. Se o Consolador nos foi prometido por Cristo, antes da morte, é porque Ele estará contigo até o fim. Por isso, creia, tenha fé, coloque-a em ação com as suas ações, agora, hoje e sempre, Amém!

Até à próxima!
André Silva.

6 comentários:

Pastor Geremias Couto disse...

Fé, eis aí a porta para a compreensão das verdades celestiais que traz à nossa razão os bens eternos inacessíveis ao conhecimento humano.

Abraços, caro André Silva. Que Deus lhe abençoe.

Debora Zibordi disse...

A paz do Senhor, irmão André!
Belíssimo texto, que reflexão inspiradora!
Sem fé não agradamos a Deus! Se cremos que Ele existe, devemos nos aproximar de Sua presença com fé!
Glória a Deus! Este texto nos abre os olhos quanto nossa conduta espiritual dentro e fora da Igreja.
Meu Senhor, não me deixe agir e nem pensar sem fé!
Deus te abençoe, irmão! Parabéns! Seus textos sempre surpreendem nossos corações!

Anônimo disse...

Graça e paz.
Maravilhoso. Graças a Deus!
Um grande abraço...Deus o abençoe. Graça Souza.

Unknown disse...

Pastor Geremias do Couto,

É sempre um prazer tê-lo aqui.
De fato, a fé é o trampolin para felicidade em Cristo.
Obrigado pela visita.
Um forte abraço,
André Silva

Unknown disse...

Irmã Débora, Paz do Senhor!

É sempre um privilégio tê-la aqui. Seus comentários são ricos e abençoados.
Obrigado pela força.
Em Cristo,
Irmão André

Unknown disse...

Irmã Graça Souza, Paz do Senhor!

A senhora tem sido minha leitora fiel! Sempre vem acompanhando os textos que Jesuys me dá.
Eu agradeço muito por me dar essa oportunidade.
Em Cristo,
Irmão André